Mito. Os efeitos da toxina botulínica aparecem entre 48 e 72 horas após as aplicações e vão aumentando progressivamente até se estabilizarem o que ocorre entre 15 e 20 dias após a injeção e duram entre 3 e 6 meses.
Mito. É importante esclarecer que não existe nenhum tipo de comprovação ou evidência científica de que a toxina botulínica cause dependência ou vício.
Verdade. Depois da aplicação, o paciente não deve deitar, abaixar a cabeça ou realizar atividades físicas intensas para que não haja dispersão da toxina aplicada para outras regiões da face durante 4 horas.
Mito. Há algumas situações nas quais o uso da toxina botulínica não é indicada e o profissional deve orientar o paciente em relação a elas. Pessoas com alergia à substância (isso é muito raro, mas pode acontecer), uso constante de alguns medicamentos, infecção no local da aplicação, mulheres grávidas e em aleitamento, pacientes com expectativas irreais e instabilidade emocional.
Verdade. Caso sejam efetuadas aplicações fora dos intervalos adequados entre as aplicações poderá acontecer o chamado “efeito vacina”,que nada mais é do que se vacinar contra a toxina botulínica . Isso pode acontecer se o profissional não seguir as orientações técnicas de utilização do produto . Assim, “reforços,” “correções”ou os chamados “retoques” em prazos não recomendados, devem ser evitados.
Verdade. O paciente deve ser informado de que alguns procedimentos orofaciais poderão sim interferir na duração dos resultados. Eletroestimulação facial com microcorrentes, laser, poderão induzir a contração dos músculos tratados e diminuir a duração do efeito da toxina botulínica.
Verdade. Pacientes que apresentam transtornos de hiperatividade muscular, com dor, disfunção, comprometimento dental podem também se utilizar desse recurso porém precisam ser avaliados por um profissional especialista . Os resultados em geral são de alívio da dor e melhora funcional.
Verdade. Cefaléia e Enxaqueca, podem ser atenuadas por injeção de toxina botulínica.Em nosso segmento indicamos nos casos onde a cefaleia está associadas a dor miofascial.
Verdade. O procedimento é rápido e prático, e age impedindo que o lábio superior se levante muito, exibindo demais a mucosa gengival.
Verdade. Quando utilizado antes da cirurgia de implante, a toxina botulínica facilita a integração da peça na maxila ou na mandíbula. Isso acontece porque o efeito da toxina causa relaxamento da musculatura, diminuindo a força do fechamento da boca durante o período de osseo integração. Além disso, o “afrouxamento” do músculo auxilia na adaptação ao uso de próteses dentárias.
E, ao realizar o procedimento, lembre-se de seguir à risca todas as orientações do profissional. Isso porque, apesar de a aplicação da Toxina Botulínica não ser invasiva, são necessários cuidados. Caso contrário, poderá haver complicações.
Gostou da nossa matéria ? Ela te ajudou de alguma forma? Compartilhe em suas redes sociais clicando nos botões abaixo:
Fale Conosco
Precisando de consulta Odontológica, clínica de Infectologia? Preencha o formulário abaixo.