Vai para Home

Catapora / Varicela

Catapora ou Varicela? O que você não sabia sobre esta doença.

Publicado em
20/6/2022
 |

Catapora é uma doença infecciosa altamente contagiosa, causada por um vírus. Antes da vacina, era uma das enfermidades mais comuns da infância.

Está passando por isso?
Agende agora a sua consulta!

Clique aqui para agendar
Catapora ou Varicela? O que você não sabia sobre esta doença.

Está passando por isso?
Agende agora a sua consulta!

Clique aqui para agendar

Catapora (ou varicela) é uma doença infecciosa causada pelo vírus Varicela-Zóster. Altamente contagiosa, mas geralmente benigna, era uma das enfermidades mais comuns da infância antes do advento da vacina.

Uma vez adquirido o vírus, a pessoa fica imune por toda a vida. No entanto, ele permanecerá no organismo e, futuramente, poderá provocar uma doença conhecida como herpes-zóster, ou cobreiro.

Sintomas da Catapora ou Varicela?

Os primeiros sintomas são febre entre 37,5° e 39,5° C, mal-estar, inapetência, dor de cabeça, cansaço. Entre 24 e 48 horas mais tarde, surgem lesões de pele caracterizadas por manchas avermelhadas, que dão lugar a pequenas bolhas ou vesículas cheias de líquido, sobre as quais, posteriormente, se formarão crostas que provocam muita coceira.

Como acontece o contágio/transmissão da catapora ou varicela ?

A transmissão do vírus da catapora ocorre por contato direto através da saliva ou secreções respiratórias da pessoa infectada ou por contato com o líquido do interior das vesículas.

O período de incubação dura em média 15 dias e a recuperação completa ocorre de sete a dez dias depois do aparecimento dos sintomas.

Como é o tratamento da catapora

O tratamento visa basicamente a aliviar os sintomas. Como outras doenças transmitidas por vírus, não há muito o que fazer. O importante é evitar a contaminação das lesões por bactérias, o que complica o quadro.

Não coçar as feridas diminui o risco de infecções e a formação de cicatrizes.

Adultos ou pessoas debilitadas, que se contaminem com o vírus da catapora, requerem cuidados especiais.

Vacina da catapora ou varicela

É recomendada para crianças a partir de um ano, a adolescentes e adultos com baixa imunidade ou que passarão por tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

Recomendações

  • Vacine seu filho/a contra a catapora aos 15 meses e dê a segunda dose entre 4 e 6 anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm). Embora geralmente seja uma doença benigna, os sintomas são muito desagradáveis;
  • Procure evitar contato direto com pessoas doentes;
  • Não deixe a criança coçar as lesões para evitar infecções por bactérias. Não é tarefa fácil, porque a coceira é intensa;
  • Não arranque as crostas que se formam quando as vesículas regridem;
  • Mantenha o paciente em repouso enquanto tiver febre;
  • Ofereça-lhe alimentos leves e muito líquido.

Catapora ou varicela em bebês

Os sintomas de catapora no bebê surgem cerca de 10 a 21 dias após o contato com o vírus responsável pela doença, o varicela-zoster, havendo principalmente o aparecimento de bolhas na pele, inicialmente no peito e que depois espalham-se pelos braços e pernas, que são preenchidas com líquido e, após romperem-se, dão origem a pequenas feridas na pele.

É importante que a criança seja levada ao pediatra assim que surgirem os primeiros sintomas, além de ser recomendado que não vá para a creche ou escola por cerca de 7 dias ou até indicação do pediatra.

O tratamento da catapora no bebê deve ser feito de acordo com a orientação do pediatra e tem como objetivo aliviar os sintomas e diminuir o desconforto do bebê, sendo recomendado:

  • Cortar as unhas do bebê, para evitar que ele coce e estoure as bolhas, evitando não só as feridas mas também o risco de transmissão;
  • Aplicar uma toalha molhada em água fria nos locais que coçam mais;
  • Evitar a exposição solar e o calor;
  • Vestir roupas leves, pois o suor pode piorar a coceira;
  • Medir a temperatura do bebê com termômetro, para ver se tem febre de 2 em 2 horas e dar remédios para baixar a febre, como Paracetamol, segundo indicação do pediatra;
  • Aplicar pomadas na pele por indicação do médico, como Povidine.

Além disso, é recomendado que o bebê não tenha contato com outras crianças para evitar a transmissão do vírus para outras crianças. Além disso, uma das formas mais eficazes de evitar a catapora é por meio da vacinação, que é oferecida gratuitamente pelo SUS e é indicada para bebês a partir de 12 meses.

Procure um Infectologista

Caso você apresente os sintomas procure atendimento médico para realizar o diagnóstico precoce da doença e, assim, diminuir os riscos de complicações.  

É importante destacar que o diagnóstico errado pode prejudicar muito a vida do paciente – influenciando totalmente em sua qualidade de vida. Entretanto, se o diagnóstico for feito corretamente a doença pode ser tratada com facilidade.

IMPORTANTE: Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis aqui possuem apenas caráter educativo.
 |

Gostou da nossa matéria ? Ela te ajudou de alguma forma? Compartilhe em suas redes sociais clicando nos botões abaixo:

Está passando por isso?
Agende agora a sua consulta!

Clique aqui para agendar

clínica omegha

Agende a sua consulta:

Ligue para (11) 5571-1688

Clique aqui e agende agora!

PANDEMIA COVID-19

Telemedicina para Infectologia?

Clique aqui e agende agora...

Mais para você

Ver todas

Fale Conosco

Precisando de consulta Odontológica, clínica de Infectologia? Preencha o formulário abaixo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.